No Dom Bosco, alunos têm contato com
Tablets a partir do 6º ano do ensino fundamental...
O
desafio de usar a tecnologia
a favor do ensino...
Não basta usar computador e tablet em sala de
aula. Professores devem estar capacitados para auxiliar e orientar alunos
Não restam dúvidas sobre a intensa presença
da tecnologia no dia a dia dos jovens – uma geração que já nasceu conectada com
o mundo virtual – e os impactos que esse novo perfil de aluno traz ao ambiente
escolar. Esse contexto lança o desafio para escolas e professores sobre como
usar os novos recursos tecnológicos a favor do ensino. Lutar contra a presença
deles não é mais visto como uma opção.
“Estamos no século 21, não tem como dar aula
como se dava há 10 anos”, diz Glaucia Brito, professora do departamento de
Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em
Tecnologia na Educação. Para ela, a escola está atrasada. Os jovens são outros
e os professores precisam se transformar para seguir essa mudança.
O uso da tecnologia pode ser proveitoso no
estudo interativo de conteúdos, tornando-os mais atraentes e fazendo com que o
aluno adote uma postura mais participativa. No Colégio Dom Bosco, em Curitiba,
tablets e netbooks são fornecidos aos alunos desde o 6.º ano do ensino
fundamental. “A ideia é tentar falar a mesma linguagem [dos alunos]. Não
adianta ser diferente em
casa. Trabalhamos o uso responsável”, explica o professor de
Física e coordenador de Tecnologias, Raphael Corrêa.
A escola trabalha de duas maneiras: recorre a
objetos educacionais digitais, como vídeos, animações, imagens e infográficos,
para dar suporte às aulas, e estimula a pesquisa dos alunos na internet, com a
orientação do professor sobre como encontrar a informação desejada de forma
segura e a partir de fontes confiáveis. Entretanto, não são só benefícios que
os dispositivos móveis trazem. O colégio controla o uso quando a aula não
necessita dos aparelhos e bloqueia o acesso às redes sociais, os principais vilões
quando o assunto é distração.
“Tem professor que reclama que os alunos não
prestam atenção, ficam só no celular. Mas, na minha época, por exemplo, nos
distraíamos com gibi. A questão é como está a aula do professor”, avalia
Glaucia, que defende ser possível dar uma aula de qualidade e atraente mesmo
sem usar aparatos modernos.
Envolvimento
No Colégio Sion, a tecnologia é mais usada
pelos professores, embora os alunos também usufruam em determinados momentos.
Para a coordenadora do ensino médio, Cinthia Reneaux, é preciso fazer com que o
estudante participe do processo, saiba contar o que aprendeu. “Para não ficar
muito no virtual, fazemos muitos seminários, debates e pesquisas. Tentamos
resgatar o diálogo, a conversa e discussão entre eles”, explica Cinthia,
citando o formato semicircular na disposição das carteiras nas salas para
facilitar o método.
Tecnologia Educacional: uma ferramenta a favor do
ensino
O
termo tecnologia educacional remete ao emprego de recursos tecnológicos como ferramenta para aprimorar o ensino. É usar a tecnologia a favor da educação, promovendo mais desenvolvimento sócio-educativo e melhor acesso à informação.
Informática educacional
O
grande aparato que traz inúmeros benefícios sociais e educacionais é o
computador. Incorporá-lo aos processos pedagógicos é o que podemos chamar de
informática educacional. Com o computador, vem o mundo cheio de possibilidades
da internet que, bem utilizada, pode facilitar demais o aprendizado de qualquer
conteúdo ou matéria escolar. A internet pode levar o aluno a lugares onde,
talvez, ele jamais chegaria, ou não tão rapidamente; propicia o acesso a
bibliotecas internacionais, pessoas de outras culturas, outras línguas,
ilustrações de mapas, países, vídeos sobre o passado e até sobre o futuro.
Essa
dinâmica provoca e estimula o aluno a querer mais. O começo é de emails, chats,
pesquisas básicas. Depois, com a ajuda fundamental dos professores, eles podem
avançar para jogos educativos, uso de softwares educacionais, redes sociais
específicas, salas de aula virtuais. Em escalas superiores, é possível falar em
cursos à distância. Não falta opção quando falamos em tecnologias educacionais.
Com elas, a curiosidade é aguçada e os caminhos ficam bem mais acessíveis.
Tecnologia educacional no Brasil
Muitas
cidades brasileiras, principalmente as grandes capitais, já desfrutam da
Tecnologia Educacional para o Ensino Público. Porém, o avanço da tecnologia
educacional no Brasil encontra ainda alguns obstáculos como falta de estrutura
das escolas, dificuldade no acesso a essas novas tecnologias, e até a falta de
preparo de gestores e dos próprios professores.
Programas educativos
Para
impulsionar o sistema público de ensino na busca por mais tecnologias
educacionais e programas educativos de qualidade, o Ministério da Educação
lançou, em 2009, um Guia de Tecnologias Educacionais, composto por informações
que auxiliam na gestão educacional como um todo. A ideia é que gestores e
diretores de escolas identifiquem aquelas tecnologias que possam contribuir
para a melhoria da educação em suas redes de ensino.
Tecnologias educacionais
A
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) também atua nesta frente
e tem como objetivo principal a ampliação do uso das tecnologias educacionais
nos processos de ensino-aprendizagem de todo o país. Segundo a ABT, ainda há
resistência por parte de alguns profissionais da educação, que temem ser
substituídos pela tecnologia. Mas é preciso saber que "tecnologia é apoio
e não substituta da ação". Aliar tecnologia educacional a bons professores
é a solução para o ensino, tanto da rede pública, quanto da rede particular.
Créditos pela matéria: Brunno Brugnolo
Publicado em 08/07/2014 - Especial Para A Gazeta Do Povo